Já escovou os dentes do seu pet hoje?
Embora muitos acharem que é bobagem limpar a boca dos bichinhos de estimação, saibam que pode trazer muitos benefícios à saúde deles.
Escovar os dentes evita a proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas e o acúmulo de tártaro. Além disso, sem a escovação, o pet pode sofrer também de gengivite, uma doença que causa sangramento e vermelhidão na gengiva, desconforto, dor e dificuldade em mastigar qualquer alimento, levando ao emagrecimento.
Uma simples escovação pode evitar até mesmo mais graves doenças, como a periodontite, que também é uma infecção, pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. Os principais sintomas são mau hálito, vermelhidão, sangramento, dor ao abrir a boca, tártaro e salivação excessiva.
As bactérias presentes na doença periodontal podem ganhar a corrente sanguínea causando comprometimento de órgãos como coração, fígado e rins.
Um simples gesto como escovar os dentes pode fazer toda a diferença! Lembrando que há escovas e pastas de dentes específicas para os animais.
Dicas para uma boa escovação:
• Use uma escova dental macia (infantil) ou a dedeira, proporcionais ao tamanho da boca do seu animal.
• Faça movimentos circulares por toda a gengiva e dentes.
• O creme dental deve ser específico para animais.
• Não aplique uma força desnecessária, pois ambos podem acabar se machucando.
• Sempre gratifique seu animal após cada escovação.
• Abrasivos orais comerciais (Dentabone, Biscrok, Marrabone) são bons auxiliares na limpeza dos dentes. Evite os ossos naturais.
A saúde de seu pet também vem da boca. Procure um médico veterinário para a avaliação odontológica. Seu pet agradece!
Fonte: http://blog.meuamigopet.com.br/
Leave a Comment